Além disso, iniciativa oferece dicas de proteção contra o novo coronavírus

Questionário on line máscaras Portal
(Imagem ilustrativa)

Pesquisadores do Setor de Glomerulopatias e Imunopatologia Renal da Disciplina de Nefrologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo lançaram um questionário on-line (acesse aqui) com o intuito de orientar a população sobre uso de máscaras, mesmo as caseiras, e oferecer dicas de proteção contra o novo coronavírus, causador da pandemia de covid-19.

“O principal objetivo é conscientizar as pessoas sobre a proteção individual”, comenta Danilo Fernandes, doutorando na universidade. “Quando o isolamento acabar, ou quando as pessoas começarem a quebrá-lo, serão essas as estratégias que vão ajudar a conter a disseminação desenfreada do vírus”, ressalta. O pesquisador explica ainda que o uso de máscaras, mesmo as feitas em casa, reduz a chance de infecção pelo novo coronavírus.

O levantamento on-line, elaborado em conjunto com a biomédica Michelle Passos e a docente Gianna Kirsztajn, é bastante objetivo. Para respondê-lo, não é preciso se identificar, sendo solicitadas apenas as iniciais dos nomes dos participantes. No final do questionário, a página de agradecimento relembra as orientações de higiene e indica locais para informação adicional sobre o uso de máscaras.

No primeiro momento da investigação, realizada há algumas semanas, com mais de 800 respostas, notou-se que algumas pessoas sabiam sobre a importância de se utilizar a máscara, mas poucas estavam realmente usando. “Esse novo questionário servirá para saber se o comportamento da população mudou diante de toda a divulgação do Ministério da Saúde e da mídia”, conclui Fernandes.

Levantamento sobre uso de máscaras: para participar, clique aqui.
Obs.: A primeira pergunta se refere ao questionário concluído no início do mês. Para prosseguir com as respostas, basta responder se participou ou não dele.

DistribuiçãoMascarasUnifesp intra
Pesquisadores confeccionam máscaras que são distribuídas para pacientes de ambulatórios da Unifesp, pessoas carentes, familiares e amigos