Projeto inovador tem como objetivo falar com a população sobre as bases científicas do autocuidado durante a quarentena

 CampanhaAgitsInsta portal

A Agência de inovação tecnológica e social (Agits) tem trabalhado na elaboração de um diálogo transformador com a sociedade. Redes sociais foram escolhidas como suporte para essa comunicação porque são ferramentas potentes para a disseminação dos projetos e pesquisas aplicadas, desenvolvidos pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Em colaboração com o Departamento de Morfologia e Genética da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo, a campanha organizada por Sylvia Maria Affonso e Danilo Micali criou um perfil no Instagram (@autocuidado_comciencia) com dicas para cuidar do corpo e da mente durante (e após) a quarentena, por meio de uma linguagem leve e adaptada à plataforma.

Todas as postagens no canal acompanham textos mais técnicos para cada uma das dicas, escritos por cientistas, jornalistas e comunicadores científicos, bem como atualizações semanais com as necessidades e sugestões dos seguidores.

"Nosso objetivo na agência é impactar na comunicação, no formato e usar as plataformas que as pessoas efetivamente usam. Trata-se de gente falando com gente, sobre a pesquisa que fazemos na universidade; de ouvir sugestões e ideias para crescermos juntos. Estamos todos 'isolados' e acolher neste momento fará toda a diferença", comenta Paulo Schor, diretor da Agits/Unifesp.

As propostas foram selecionadas com base em estudos de saúde mental e cuidados com o corpo, e cada texto associado à postagem tem conceitos científicos abordados sem tecnicismos para aproximar as pessoas.