Fruto de parcerias, ações buscam apoiar a saúde física e mental das equipes que atuam na linha de frente de atendimento dos casos de covid-19

Juliana Cristina e Tamires Tavares

O Hospital São Paulo, hospital universitário da Universidade Federal de São Paulo (HSP/HU Unifesp), um dos centros de referência em saúde e no combate à covid-19, recebeu doações ao longo da pandemia que contribuíram com o trabalho e também com a qualidade de repouso dos profissionais da linha de frente.

Ações de humanização em benefício dos profissionais de saúde foram realizadas graças a iniciativa e direcionamento da Reitoria da Unifesp em parceria com empresas que procuraram a universidade. Essas iniciativas incluem a criação de uma área de descanso, oferecimento de alimentação no local e doação de cestas básicas, e contaram com parceria do Banco Santander e da Uber (empresa de serviços eletrônicos de transporte) por meio do aplicativo de delivery de alimentos UberEats.

A doação da Uber permitiu o fornecimento de seis mil refeições aos servidores. Enquanto a parceria com o Santander possibilitou o oferecimento de 8.400 lanches (kit que inclui sanduíche, bolo e suco) às equipes diurnas e noturnas do hospital e a distribuição de 350 cestas básicas de alimentos, com treze itens cada.

Com auxílio da doação do Banco Santander foi possível estabelecer um espaço de descompressão (local destinado ao descanso durante o expediente) para os servidores de enfermagem e demais equipes do período noturno das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. Foram adquiridas dez mesas, quarenta cadeiras, vinte beliches, quarenta colchões, cento e cinquenta lençóis, cento e cinquenta fronhas, cento e quarenta cobertores e cinquenta travesseiros para a organização do ambiente. A inauguração ocorreu no mês de julho por meio de videoconferência, na qual foram apresentadas à empresa fotos dos materiais adquiridos e do local. Todos os recursos utilizados foram obtidos a partir da doação, sem necessidade de realocação de recursos internos.

Ieda Aparecida Carneiro, Diretora de Enfermagem do HSP/HU Unifesp, esclarece que a área de descanso é destinada ao uso de todos os profissionais do hospital, no entanto, a maior parte das pessoas que a utilizam são da equipe de enfermagem, os quais lidam diretamente com pacientes graves das UTIs. “Proporcionar uma qualidade de repouso no trabalho foi muito importante. A equipe de enfermagem é a que mais adoeceu em todos os cálculos, todas as planilhas, porque a gente é a linha de frente trabalhando com o doente”, comenta.