Melhorar as condições de trabalho e oferecer suporte à saúde mental aos que estão afastados são algumas das ações realizadas

Por Daniel Patini

ProjetoSuporteResidentes portal

Estudantes de graduação do curso de Medicina da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo coordenam o projeto Suporte aos residentes: cuidando de quem cuida, a fim de fornecer apoio aos residentes médicos do Hospital São Paulo (HSP/HU Unifesp) que estão atuando diretamente no enfrentamento da pandemia de covid-19 e também aos que estão afastados.

"O projeto é apoiado pela diretoria da EPM e surgiu por iniciativa de dois residentes a partir de um sentimento de ajuda mútua para vencermos essa pandemia", relata Victor Fujishige, um dos estudantes envolvidos na ação. "O primeiro passo é criar um canal de comunicação entre o residente e a nossa equipe, como forma de compreender melhor suas necessidades", complementa.

Para isso, é preciso preencher o formulário, que está disponível aqui. A partir disso, o residente recebe informações dessa rede de apoio, dentre elas: fornecimento de contato emergencial, caso esteja doente, para que possa se comunicar em caso de piora do quadro clínico, disponibilização de transporte hospitalar para atendimento médico e sua remoção caso necessário, bem como criação de um canal de suporte à saúde mental.

Fujishige detalha as diversas frentes desenvolvidas pelo projeto e o que tem sido feito para atendê-las. "Quanto às condições de trabalho, estamos entendendo melhor as demandas de cada setor, para levá-las à direção do hospital. Em relação ao impacto da pandemia na saúde mental, estamos elaborando atendimento psicológico, atividades on-line como mindfulness, exercícios físicos, dentre outras atividades para aliviar o estresse por estar na linha de frente do combate. Quanto aos residentes acometidos pela doença, estamos fazendo o levantamento para atender às suas demandas e facilitar o acesso deles à estrutura médica oferecida pela instituição".

O grupo também tem organizado doações de empresas que são feitas especificamente aos residentes médicos, em conjunto com a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), que conta com o apoio do projeto de Voluntariado da EPM/Unifesp. Todas as ações são feitas juntamente com as diretorias da Escola Paulista de Medicina e do HSP/HU Unifesp.

Dúvidas e sugestões sobre o projeto podem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para mais informações, acesse aqui.