Pesquisa do Departamento de Psiquiatria surgiu a partir da criação do Sistema de Prevenção e Cuidados da Saúde Mental

Por Paula Garcia

impacto psico hu portal
(Imagem ilustrativa)

Uma equipe formada por 30 profissionais, do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp) e da Residência Multiprofissional, está envolvida no atendimento aos trabalhadores das áreas de saúde e apoio (limpeza, segurança e administrativo) do Hospital São Paulo, Hospital Universitário da Unifesp (HSP/HU Unifesp), que estão atuando ativamente no enfrentamento do novo coronavírus.

Utilizando plataformas da instituição, os envolvidos elaboraram um sistema de acolhimento à distância onde os interessados procuram o serviço por e-mail e as avaliações são realizadas por etapas. Com intervenções baseadas em evidências específicas para cada atendimento, também é possível a detecção dos casos mais graves e que necessitam de abordagens especializadas. Os resultados obtidos durantes as avaliações serão posteriormente analisados na forma de estudo científico.

“A ideia da pesquisa surgiu após pensarmos antes na necessidade de dar assistência em saúde mental para os trabalhadores que estavam na linha de frente da pandemia. Sabemos que é uma posição com uma demanda emocional muito elevada, com desgastes também físicos e dificuldades inclusive de logística pessoal, às vezes incluindo a mudança de casa ou o afastamento de pessoas queridas de risco”, explica Marcelo Feijó de Mello, o coordenador do trabalho e docente do Departamento de Psiquiatria.