Portal reúne as principais informações acerca da doença, notas técnicas para profissionais da saúde e orientações à população

Por Juliana Cristina

Portal Portal Unificado

Por iniciativa e esforço coletivo da superintendência do Hospital São Paulo, hospital universitário (HSP/HU Unifesp) e da Reitoria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com o apoio da Escola Paulista de Medicina (EPM) e Escola Paulista de Enfermagem (EPE), foi desenvolvido um portal unificado sobre a covid-19, voltado tanto para profissionais da saúde quanto para a população.

O portal reúne conteúdos dos principais meios de informação sobre a doença, tais como Ministério da Saúde (MS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de colaborações internas, como da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), por meio do Programa UNA-SUS Unifesp, coordenado pelo professor Jorge Harada, do Departamento de Medicina Preventiva da EPM, que disponibilizou-se a ceder conteúdos relevantes.

O extenso material informativo é organizado de acordo com os tópicos: Higienização das Mãos e Limpeza; Equipamentos de Proteção Individual (EPI); Manejo Clínico e Orientações no Âmbito Hospitalar; Ambulatórios; Atenção Primária à Saúde; Saúde Mental; Orientações no Cenário Acadêmico e Administrativo; Orientações para a População; Pesquisas Científicas, Nacional e Internacional; Links Importantes; Cursos disponíveis para Capacitação/Atualização; e Fake News.

Os conteúdos são apresentados de maneira bastante elucidativa, por meio de infográficos, vídeo-aulas, notas técnicas, diretrizes, artigos científicos e tutoriais. O desenvolvimento foi realizado pela professora Bete Salvador Graziosi, assessora de TI da Superintendência do HSP/HU Unifesp e chefe da Disciplina de Informática em Saúde da Unifesp, em colaboração com a professora Monica Taminato, da Escola Paulista de Enfermagem. Salvador ressalta que o mais importante é a “riqueza de material reunido em único ambiente, atualizado diariamente”.

Os materiais estão abertos para consulta e podem ser acessados pelo link (acesse aqui). É importante ressaltar que, apesar de estar na página de cursos de capacitação do Hospital São Paulo, esse conteúdo não gera certificação.