Ações são promovidas pelos sete campi da instituição

Por José Luiz Guerra

Mesmo diante da pandemia de covid-19, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) tem dado continuidade, e até mesmo intensificado, às ações de cultura e extensão universitária da instituição, seguindo as determinações de distanciamento social. No período entre 16/3 e 27/5, foram contabilizadas 448 atividades, promovidas pelos sete campi da instituição.

Dentre as atividades em desenvolvimento estão os eventos, cursos de extensão, projetos e programas de extensão e cultura, os programas de residência Médica e Multiprofissional, cursos de especialização e aperfeiçoamento, observatórios institucionais e temáticos, empresas juniores, cátedras, núcleos de extensão, edital artístico-cultural, entre outras. A maioria dessas atividades puderam ser realizadas à distância, utilizando os recursos e ferramentas digitais, com exceção das residências que fazem parte da rotina de atendimento do hospital universitário e das unidades do sistema de saúde.

Várias dessas ações, além de realizarem as atividades regulares de ensino-aprendizagem e produção do conhecimento por meio da ação conjunta com a comunidade, estão fortalecendo redes e campanhas para a distribuição de alimentos, material de higiene e proteção, além de inovarem em estratégias para promoverem saúde, produzirem dados e análises sobre a situação vivida, realizarem educação em saúde e garantirem o apoio e a orientação para o cuidado com a saúde física e mental, para as atividades educativas e de organização da vida cotidiana.

"A extensão e a cultura na universidade têm demonstrado, neste contexto inusitado e desafiador causado pela covid-19, a sua característica intrínseca de se reinventar e de construir respostas com os sujeitos da comunidade diante das demandas apresentadas pelo contexto vivenciado", reitera a pró-reitora de eExtensão e Cultura da Unifesp, Raiane Assumpção. Alguns desses exemplos são a Oficina de Fotografia e Vídeos Científicos e Unifesp Mostra Sua Arte (UMA 2020) – Arte em Tempos de Distanciamento, a inclusão do Sintunifesp no Sesc Mesa Brasil, rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Outras ações intercampi estão sendo planejadas para começar nas próximas semanas, como a Universidade Aberta à Economia Solidária (UAES) e aquelas em parceria com o Instituto Galo da Manhã e com o Centro de Arqueologia e Antropologia Forense (CAAF).

Confira as atividades realizadas pela Proec/Unifesp neste link.

proec intranet
Coletânea de imagens de atividades de extensão e cultura promovidas pela Proec/Unifesp (Créditos: Alex Reipert)