Estudo visa identificar os efeitos do distanciamento social, identificar estratégias de enfrentamento, redes de cuidado, proteção e solidariedade
(Imagem ilustrativa)
O Instituto de Saúde e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo (ISS/Unifesp) - Campus Baixada Santista está desenvolvendo uma pesquisa que visa analisar as repercussões da pandemia e do distanciamento social na saúde mental dos universitários.
Com o título Pandemia de Covid-19: vivências de isolamento no contexto de pandemia e repercussões na saúde mental de universitários, a pesquisa permitirá a participação de estudantes de graduandos e pós-graduandos de quaisquer instituições de ensino com idade igual ou superior a 18 anos. Os interessados responderão um formulário com perguntas relativas às suas condições e mudanças em seu modo de vida, provocadas pelo rompimento no cotidiano decorrente da pandemia. As respostas poderão contribuir para a identificação de estratégias de enfrentamento e redes de cuidado, proteção e solidariedade no contexto crítico como o da pandemia.
A pesquisa é coordenada pela docente do curso de Psicologia do ISS/Unifesp Maria Inês Badaró Moreira e desenvolvida em conjunto com um grupo de estudantes do curso, formado por Beatriz Venância Dias, Bruno Alves, Camila Borges, Isabella Dourado, Joanna Rigotti, Larissa Mada e Maria de Fátima Santana. O questionário está disponível neste link.