Ferramenta foi desenvolvida com objetivo de apontar e mapear situações de lotação e aglomeração nos transportes
Por Juliana Cristina
Pesquisadores e estudantes do grupo de pesquisa-ensino-extensão Rede Mobilidade Periferias, coordenado pelo docente Ricardo da Silva do Instituto das Cidades (IC/Unifesp) - Campus Zona Leste, desenvolveram o aplicativo Sufoco: lotação nos transportes, com objetivo de realizar um mapeamento dos transportes coletivos na região metropolitana de São Paulo (RMSP).
De acordo com Silva, o projeto foi idealizado devido ao histórico do problema de lotação nos transportes coletivos na RMSP – que se agravou no contexto da pandemia do novo coronavírus. Ele aponta que a construção do mapeamento é colaborativa e se dará a partir da vivência das pessoas que efetivamente utilizam ônibus, metrôs e trens, especialmente os moradores das periferias de São Paulo que mais dependem dos transportes coletivos.
Reunião virtual da equipe responsável pela criação do App Sufoco
O aplicativo permite que os passageiros enviem alertas de lotação em tempo real dentro dos transportes coletivos. O coordenador do projeto esclarece que cada ponto reportado no mapa terá informações sobre o alerta de lotação, tais como a linha de transporte, dia, horário e condição de lotação. Esses alertas, inseridos no mapa digital do app e no site do projeto, permitirão acesso a informações sobre linhas com maior recorrência de lotação e a formação de uma “rede colaborativa de dados” que auxiliará na constituição de um mapeamento acerca de situações de lotação e aglomeração dentro dos transportes coletivos em São Paulo.
A ação está vinculada a um projeto de extensão aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e também conta com a colaboração de Leonardo Garcez, colaborador no desenvolvimento do aplicativo e mestrando da Universidade do Vale do Itajaí, Tatiana Ashino, colaboradora, arquiteta e especialista pela Unifesp campus Zona Leste, e Cintia de Almeida, bolsista e estudante de história do Campus Guarulhos da Unifesp.
Todos os resultados parciais e finais obtidos pelos pesquisadores serão divulgados no site do projeto e nos meios de comunicação e aos órgãos públicos responsáveis. Informações relacionadas às pessoas que colaborarem com o mapeamento permanecerão anônimas. O aplicativo está disponível para download em Smartphones com sistema operacional Android®.
Print da tela do App Sufoco em funcionamento