Iniciativa da Coordenadoria de Desenvolvimento Docente já recebeu mais de 1.200 inscrições

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Unifesp, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Docente, tem oferecido cursos de capacitação, debates e oficinas aos(às) professores(as) da instituição, como forma de subsidiar o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem na graduação, fomentando a reflexão sobre a prática docente. Até o momento, essas ações já tiveram 1.296 inscrições. Dessa forma, para fazer frente às novas necessidades decorrentes da epidemia de covid-19 e diante de um contexto de isolamento social, a Prograd tem buscado enriquecer e potencializar a articulação entre o processo ensino-aprendizagem e as tecnologias digitais, valorizando o papel do(a) educador(a) no ensino superior, como complemento ao ensino presencial.

Nesse contexto, a partir das demandas identificadas no levantamento realizado junto ao corpo docente, foi realizada, em parceria com professores e técnicos da UAB/TEDE/Unifesp e com o Departamento de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (DDGP/ProPessoas), a oferta de seis cursos de capacitação. Dentre as temáticas, estavam: Design de Estratégias Pedagógicas On-line: Planejamento, Projeto e Avaliação (2 ofertas); Diálogo e Colaboração On-line; Ensino Remoto Emergencial: Formação Prática Para Professores Do Ensino Superior; Gestão de Aprendizagens; e Produção e Interação Audiovisual.

Ao mesmo tempo, foi organizado um ciclo de debates semanal (às quintas-feiras à tarde), em que foram convidados pesquisadores para discutir os temas que emergem do contexto de ensino emergencial remoto. Nesse ciclo de debates, os assuntos discutidos foram diversos, tais como: Aprendizagem no ensino superior em ambientes digitais: acompanhamento e evidências do processo; Articulação entre o processo ensino-aprendizagem e as tecnologias digitais: educação aberta um debate; A gestão do tempo e das aprendizagens em novo contexto social e on-line; Condições socioeconômicas e de acesso às tecnologias de informação e comunicação de estudantes de graduação da unifesp, no período de distanciamento social; e Articulação entre o processo ensino-aprendizagem e as tecnologias digitais - mapeamento das ações.

"Em razão do expressivo número de inscritos para cada uma das formações oferecidas, a participação dos(as) colegas ao longo dos debates e as respostas positivas manifestando o agradecimento permitem com que avaliemos como positivas essas ações, trazendo perspectivas de ampliação e continuidade da oferta. As atividades desenvolvidas levaram em consideração as necessidades apontadas pelo corpo docente no levantamento realizado pela Prograd e as novas demandas apresentadas nos processos de formação desenvolvidos atualmente, que tem sido reflexivos e participativos", relata a professora Rita Jover, coordenadora de Desenvolvimento Docente da Prograd.

A pró-reitora de Graduação, Isabel Quadros, explica que essa proposta de formação está articulada a outras ações da universidade, como aquelas relativas à permanência estudantil – viabilização de fornecimento de equipamentos e acesso à internet, e auxílios emergenciais, pela Prae e ProAdm – e às discussões nas comissões de curso e nas câmaras de graduação dos campi sobre a viabilidade de adequação de Unidades Curriculares em forma de Atividades Domiciliares Emergenciais (ADEs). "Com a decisão do Consu de retomada do calendário acadêmico de forma remota, essas propostas de formação docente ganharam ainda mais relevância, de forma que novos cursos e novas formas de apoio aos(às) docentes serão implantados, com base na experiência até aqui desenvolvida", complementa.

Vale ressaltar ainda que a participação do DDGP tem sido fundamental nessa parceria com a Prograd, pois as ações de formação têm sido credenciadas como horas de curso de capacitação, uma forma de valorizar o docente na sua trajetória institucional. Ademais, o DDGP tem contribuído na operacionalização desses processos de formação. Por fim, também está sendo realizada a curadoria de um repositório eletrônico aberto para a comunidade, onde serão disponibilizados vários materiais relativos ao tema.