Projeto da residência multiprofissional é voltado para a saúde mental desses trabalhadores e para os seus assistidos
O grupo de residentes R1, da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Unifesp, elaborou duas cartilhas voltadas para os profissionais da assistência social que trabalham com a população em situação de rua. O trabalho tem a orientação das docentes do Campus São Paulo Amanda Avezani, Girliani Silva, Fernanda Pimentel, Maria Cristina Mazzaia e Tabata Galindo.
“A iniciativa da criação das cartilhas se deve ao momento de pandemia da covid-19, em que se aglutinam sentimentos e pensamentos que podem levar ao sofrimento mental, especialmente, da população em situação de rua e dos profissionais que os assistem”, explica Girliani Silva.
Dessa forma, as cartilhas orientam sobre o manejo dos profissionais da assistência social diante de usuários que apresentam alguma questão de saúde mental e sobre a saúde mental dos profissionais da assistência social que trabalham com pessoas em situação de rua, no contexto da pandemia do novo coronavírus e também para além dessa doença.
Acesse os conteúdos elaborados:
Cartilha 1 - Manejo dos profissionais da assistência social diante de usuários que apresentam alguma questão em saúde mental
Autores: Amanda Karina Santos Vieira (enfermeira), Camila Satie Simoce Araújo (psicóloga) e Lucas Nicacio Fernandes Santos (terapeuta ocupacional)
Cartilha 2 - Saúde mental dos profissionais que atuam com pessoas em situação de rua - no contexto da pandemia e para além pandemia de covid-19
Autoras: Luana Brito Guedes (psicóloga), Rhayane do Nascimento Silva (terapeuta ocupacional) e Tainara Vieira Alves (enfermeira)