Manifestação ocorrerá no dia 7 de maio e ressaltará a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de covid-19
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), junto a suas Secretarias Regionais e Sociedades Científicas Afiliadas, somam forças a 65 entidades de todo o país ligadas à ciência, tecnologia e inovação para a realização da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil, que ocorrerá ao longo do dia 07 de maio, com atividades transmitidas pelo canais do Facebook e Youtube da SBPC.
Serão realizados dois painéis de debates, um dedicado à pandemia de coronavírus e o outro abordando o financiamento da ciência brasileira, além de seminários online e duas ondas de tuitaços, um às 12h e outro às 18h, com as hashtags #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência, chamando a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas.
“Achamos muito importante que, neste momento grave de crise no país, do ponto de vista sanitário, social, econômico e político, que todos estejamos atuantes em defesa da ciência brasileira e de medidas e condições adequadas para a sobrevivência, para a qualidade de vida de nossa população e para o desenvolvimento de um país democrático. A Marcha Virtual pela Ciência é uma oportunidade para isto”, explica Ildeu Moreira, presidente da SBPC.
Os cortes paulatinos e cada vez mais agudos no orçamento em ciência e tecnologia, assim como na educação e na saúde, impõem um desafio ainda maior nessa corrida por respostas aos impactos devastadores da disseminação do coronavírus. A Marcha Virtual pela Ciência visa reforçar essa luta que já dura anos por recursos adequados para o desenvolvimento dessas áreas no país, e reiterar os termos do Pacto pela Vida e pelo Brasil.
A Marcha Virtual pela Ciência terá como destaques os seguintes tópicos:
• A importância do isolamento social, recomendado pela OMS, sociedades científicas e da área da saúde, cientistas, médicos e especialistas;
• A crise da ciência no Brasil e a redução drástica dos recursos para CT&I, em particular recursos que ajudem no enfrentamento da grave crise sanitária e econômica;
• O desmonte dos sistemas públicos de educação e saúde, em particular pela ação da Emenda Constitucional 95, e as ameaças antidemocráticas à liberdade de ensino e pesquisa;
• A necessidade de enfrentar a crise econômica com medidas emergenciais e de longo prazo, que apoiem, em particular, as camadas mais pobres e vulneráveis da população e reduzam a desigualdade social e econômica do País.
Ao longo da semana que antecede a manifestação, serão divulgados vídeos e depoimentos escritos de representantes das entidades científicas e acadêmicas, pesquisadores, estudantes, professores e demais interessados sobre temas de ciência, educação, saúde e convocando para a Marcha. Para participar desta etapa, clique aqui.
Participe da Marcha Virtual pela Ciência! Vamos nos unir neste #paCTopelavida! #FiqueEmCasacomCiência
*Com informações da SBPC