Iniciada no dia 24/11, a previsão é de que mais de 2 mil pessoas tenham sido testadas

Por Valquíria Carnaúba

Iniciada no dia 24 de novembro a testagem para covid-19 em servidores(as) docentes, técnicos(as) administrativos(as) e terceirizados(as) dos campi foi encerrada em 9 de dezembro. Uma equipe formada por professores(as), pós-graduandos(as), residentes e alunos(as) dos 3º e 4º ano de graduação da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp), coordenada pelas docentes Monica Taminato e Maria Cristina Gabrielloni, se deslocou até esses locais, em datas diferentes, para efetuar a coleta. O intuito foi avaliar o status sorológico dos(as) profissionais(as) e a circulação do vírus na comunidade da Unifesp em trabalho presencial, dados que indicarão com maior clareza a eficácia real das medidas de prevenção e controle adotadas na universidade.

Testagem realizada no Campus Baixada Santista em 24/11

A ação deriva da Comissão de Trabalho Seguro e Retomada de Atividades Práticas de Formação em Regime Especial - presidida por Arnaldo Colombo, professor titular do Departamento de Infectologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp). Todo o suporte e a logística, desde a convocação dos(as) servidores(as) até a cessão do microônibus, está sendo providenciado pela Reitoria em parceria com os(as) diretores(as) de campus. Já os testes foram doados pelo Banco Itaú, por meio da iniciativa Todos Pela Saúde, e sua distribuição viabilizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Testagem realizada no Campus São José dos Campos em 25/11

De acordo com Taminato, a testagem em massa visa zelar pela segurança dos(as) servidores(as). "O teste detectará anticorpos para a covid-19 e, caso o(a) voluntário(a) tenha tido contato com o vírus, será novamente chamado para uma entrevista mais aprofundada sobre seu estado de saúde", pontua. A adesão será voluntária e o resultado, processado no laboratório central e hemocentro do Hospital São Paulo, hospital universitário (HSP/HU Unifesp), sob a supervisão de Antonia Machado, responsável pelo Laboratório de Virologia da universidade.

Testagem realizada no Campus Diadema em 01/12

A Divisão de Recursos também se envolveu, levantando informações relevantes das pessoas que trabalham na universidade. "Foram mobilizados os(as) diretores(as) de campus, que mediaram o contato entre a Reitoria e os funcionários, as divisões de RH de cada campus e as equipes locais, responsáveis pela montagem da infraestrutura e pelo atendimento nos espaços de coleta", explica Ieda Maria Longo Maugeri, chefe de Gabinete da Reitoria.

Testagem realizada no Campus Osasco em 02/12

O resultado do exame é totalmente digitalizado, acessível por meio do protocolo.

Testagem Guarulhos
Testagem realizada no Campus Guarulhos em 09/12