Inaugurada no início da pandemia, a unidade do HSP/HU Unifesp foi preparada para o atendimento de casos de doenças respiratórias em decorrência do novo coronavírus

Por Juliana Cristina

A primeira internação por covid-19 realizada na Unidade de Internação de Tratamento da Síndrome Respiratória Aguda do Hospital São Paulo, hospital universitário da Universidade Federal de São Paulo (HSP/HU Unifesp), completou cinco meses no dia 31 de agosto. Inaugurada no início da pandemia e preparada para o atendimento de casos de doenças respiratórias em decorrência do novo coronavírus, a unidade recebeu, desde essa data, mais de 200 pacientes, totalizando mais de 2 mil diárias no período.

A docente e chefe da disciplina de Pneumologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo, Jaquelina Ota, relata que a enfermaria, com capacidade máxima para 20 leitos em 10 quartos, foi organizada com o propósito de receber pacientes em isolamento. Ota conta, ainda, que se fez necessária a implementação de melhorias na infraestrutura da Unidade de Tratamento, assim como foi reconhecida a necessidade de recursos humanos qualificados e capacitados, além de humanizados e comprometidos. Foram estipuladas novas rotinas a fim de assegurar a proteção tanto dos pacientes quanto da equipe multiprofissional que, por sua vez, respondeu prontamente à demanda da sociedade. “Foi preciso coragem, flexibilidade e conhecimento prévio associado à observação minuciosa das manifestações da covid-19 para análise crítica da avalanche de artigos gerados em tempo real e consequente melhor manejo dos pacientes”, comenta.

Passaram pela Unidade de Internação de Tratamento da Síndrome Respiratória Aguda residentes de Pneumologia, Doenças Infecciosas e Parasitarias (DIPA), Clínica Médica e outras especialidades clínicas, além da residência multiprofissional. “Aprendemos rápido e crescemos muito. Estamos acrescentando mais tijolos ao legado que vem sendo construído há anos, com uma percepção mais clara da necessidade de um olhar coletivo. O HSP/HU Unifesp está cumprindo nossa missão de assistência, ensino e pesquisa. Muitas vidas salvas! Muitos profissionais melhores!”, finaliza.