Este e outros dados são fruto de uma pesquisa feita pela Andifes junto às instituições de ensino, dentre as quais está a Unifesp

Por José Luiz Guerra

Um levantamento divulgado hoje (11/05) pelo Colégio de Gestores de Comunicação (Cogecom) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) trouxe à tona a contribuição que as universidades federais têm dado à sociedade durante a pandemia de coronavírus. O estudo mostrou que, além de tentar entender a doença por meio das pesquisas – 823 no total – as instituições têm contribuído com a sociedade, disponibilizando leitos de seus hospitais universitários, produzindo e distribuindo álcool gel, entre outras ações.

Os números específicos indicam 2.228 leitos normais para tratamento da pandemia e 489 leitos de UTI dos hospitais universitários, sendo que o número total inclui leitos próprios e outros viabilizados em parcerias para a construção e a operacionalização de hospitais de campanha. Em relação aos produtos, foram 96 ações de produção de álcool e produtos sanitizantes, (992.828 litros de álcool gel e 912 mil litros de álcool líquido até o momento). As instituições também realizaram 104 ações de produção de EPIs, que resultaram na produção de 162.964 protetores faciais, 85.514 máscaras de pano, 20.200 unidades diversas, 6 mil aventais e 2 mil capuzes, além de mais de 55 mil testes para diagnósticos de covid-19. Além disso, foram realizadas campanhas educativas e de solidariedade em parceria com governos municipais e estaduais.

A Unifesp foi uma das 46 instituições que respondeu a pesquisa e foi responsável por uma série de contribuições. As principais foram:

Na área de pesquisa
- 35 pesquisas em andamento

Na área da assistência
- Criação de 120 leitos, sendo 60 deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
- Pronto-socorro adaptado com salas vermelha e laranja para casos urgentes
- Unidade de Insuficiência Respiratória (UIR) para os casos que necessitarem desta atenção
- Laboratório de Virologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) – Campus São Paulo validado pelo Instituto Adolfo Lutz

Na área de produção de materiais
- Produção de álcool gel pelo Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) – Campus Diadema
- Fabricação de equipamentos de proteção individual (EPI's) com impressoras 3D
- Produção de máscaras em parceria com a AmBev