São Paulo, 28 de fevereiro de 2023

Há dois meses, estamos observando a estabilização das notificações de novos casos e redução das internações e mortes por Covid-19 no Brasil, incluindo a região metropolitana de São Paulo. Novas subvariantes e linhagens da ômicron, como BQ.1, BA.4, BA.5, XBB estão circulando no Brasil. Porém, a alta cobertura vacinal está sendo fundamental para evitar novos aumentos de casos graves de Covid-19. Neste contexto, é fundamental que todos(as) estejam com as vacinas para Covid-19 em dia, especialmente a quarta dose para todos(as) com mais de 18 anos.

Felizmente, já temos capacidade de usar a tecnologia de RNA mensageiro para responder rapidamente as subvariantes da ômicron e as vacinas bivalentes foram criadas para combater essa nova ameaça. Em janeiro e fevereiro de 2022, a Pfizer–BioNTech produziu uma vacina bivalente contendo 15 μg de mRNA direcionado contra a cepa ancestral de SARS-CoV-2 e 15 μg direcionado contra BA.1. A Moderna usou 25 μg de mRNA direcionado contra cada uma das mesmas duas cepas.

A boa notícia é que a partir do dia 27/02/2023 foi iniciado a imunização no Brasil com as vacinas bivalentes para o público acima de 70 anos e imunodeprimidos, além de populações específicas. Em uma segunda fase, a partir de 06/03/2023, serão incluídos indivíduos acima de 60 anos e, a partir de 17/04/2023, profissionais da área da saúde. As vacinas bivalentes serão aplicadas como reforço e são seguras e eficientes, particularmente para evitar formas graves da Covid-19. (https://aps.saude.gov.br/noticia/20425).

Diante deste cenário epidemiológico, recomendamos a suspensão da obrigatoriedade do uso de máscara nas salas de aula, dependências dos campi e ambientes externos aos serviços de saúde na Unifesp, tornando o seu uso facultativo.

Em locais com serviços de saúde, o uso da máscara continua obrigatória como ambulatórios, todas dependências do Hospital São Paulo, incluindo áreas administrativas, e demais ambientes assistenciais com fluxo de pacientes. Recomendamos que profissionais com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas como diabetes, cardiopatias e doença pulmonar, entre outras, ou em uso de medicações imunossupressoras mantenham o uso de máscara para suas atividades.

O uso da máscara tem grande importância em indivíduos sintomáticos respiratórios, pois bloqueia a excreção de gotículas durante a fala, espirros e tosse. Mantenha o seu uso até a consulta médica. A máscara também deve ser oferecida e seu uso orientado para todos os pacientes internados no HSP-Unifesp, desde que não tenham contraindicação para sua utilização. O uso da máscara também continua obrigatório para acompanhantes e visitantes de pacientes internados ou em seguimento ambulatorial.

Nos restaurantes universitários ou refeitórios serão flexibilizadas as medidas de distanciamento e podemos retornar as taxas de ocupação plena destas áreas.

A lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienização com álcool-gel continuam fundamentais para evitar a contaminação contra agentes infecciosos, incluindo as viroses.

Solicitamos que todos respondam os questionários que estão sendo enviados sobre vacinação e infecção para Covid-19 para mantermos as informações atualizadas para que as medidas orientadas estejam em consonância com nosso cenário epidemiológico. Qualquer mudança deste cenário epidemiológico, poderemos atuar rapidamente e retornar com medidas mais restritivas.
Importante que todos que apresentem síndrome gripal (coriza, tosse, falta de ar, dificuldade de respirar, dor de garganta, perda ou diminuição do olfato, alteração do paladar) procurem imediatamente o Serviço de Saúde do Corpo Discente (SSDC), Núcleo de Assistência à Saúde do Funcionário (NASF) ou outro serviço de saúde para conduta e realização de exame para SARS-CoV-2 (Covid-19).

Servidores(as) e estudantes com Suspeita de Covid-19

Servidores/as sintomáticos/as, atendidos no Núcleo de Assistência à Saúde do Funcionário (NASF), estudantes sintomáticos/as atendidos no Serviço de Saúde do Corpo Discente (SSCD) e com pedido para realizar teste, colher RT-PCR na Rua Varpa, 36, segunda a sexta-feira - das 9h30 às 12h00.

Atenção: Só serão coletados exames com pedido médico do NASF ou SSCD.

Servidores(as) acessem a plataforma SUA Unifesp (Serviços Unificados Acessíveis) e conheçam as orientações e fluxos para envio de atestado médico.

Núcleo de Assistência à Saúde do Funcionário (NASF)
Rua Napoleão de Barros, 892 – Tel/WhatsApp: (11) 3385-4143
Atendimento: segunda à sexta-feira das 7:00 às 19:00

Serviço de Saúde do Corpo Discente (SSCD)