Documento elaborado pelo CPEC/Unifesp orientará as etapas que deverão ser planificadas por cada campus

O Conselho Universitário da Universidade Federal de São Paulo (Consu/Unifesp) aprovou (04/08), em sessão extraordinária, minuta com as diretrizes para direcionar o planejamento das atividades presenciais de forma gradativa e segura. Depois de extensa discussão e esclarecimentos, a proposta aprovada contém orientações objetivando que cada campus realize o planejamento local, por meio de comissões, garantindo a autonomia para que as unidades realizem as ações de acordo com a condição epidemiológica local e em consonância com as políticas de ensino, pesquisa e extensão da Unifesp. É importante ressaltar que a aprovação não determina a retomada presencial ou um prazo específico para que aconteça, mas apenas as orientações de como planejá-la.

"Dependendo da situação epidemiológica, poderemos dizer como serão as nossas atividades. O texto garante a autonomia local para que cada campus olhe para sua realidade e, a partir de suas necessidades acadêmicas, retome as atividades que julgar prioritárias e que possam ser realizadas em segurança", explicou a vice-reitora e reitora em exercício, Raiane Assumpção, que frisou também que a universidade nunca interrompeu suas atividades desde o início da pandemia, mantendo-as de forma remota.

A chefe de Gabinete, Isabel Quadros, que apresentou a proposta da minuta, explicou que o documento foi elaborado de forma coletiva, com contribuição dos diretores acadêmicos, apresentação e discussão junto ao Conselho de Entidades, e que leva em consideração a característica dos campi, áreas de conhecimento e disponibilidade de recursos humanos e de infraestrutura. As medidas de segurança a serem observadas por todos(as) aqueles(as) em atividade presencial, mesmo que vacinados/as, incluem uso obrigatório de máscara, higiene das mãos, distanciamento físico e uso apenas de espaços adequadamente ventilados. Apontou também a necessidade de incluir questões de permanência estudantil e funcionamento dos restaurantes universitários dentro do planejamento local, além da adaptação dos ambientes, e a necessidade de monitoramento contínuo das condições de saúde da comunidade, entre outras diretivas importantes.
O docente da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) e membro do Comitê Permanente de Enfrentamento ao Coronavírus (CPEC), Eduardo Medeiros, fez uma apresentação sobre o cenário epidemiológico no Brasil e no mundo, as formas de contágio, de transmissão e de prevenção, além da efetividade das vacinas. Para ele, é necessário se basear em um cenário epidemiológico no plano global, de acordo com os casos de covid-19 nos municípios e no Estado. Sobre a adaptação dos espaços, Medeiros pontuou que a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan/Unifesp) fez visitas presenciais nos campi e produziu relatório consistente com as orientações.

Complementado a apresentação, Arthur Chioro, também docente da, EPM/Unifesp e membro do CPEC, ressaltou que uma comissão de professores e técnicos trabalhou, desde o ano passado, no processo de retorno presencial de algumas atividades práticas de estudantes do Campus São Paulo, e que esses dados fornecem o subsídio para ajudar no planejamento, dos outros Campi, para o processo de retomada gradativa e segura das atividades presenciais consideradas essenciais. Chioro também frisou a importância da comunidade da Unifesp adotar as diretrizes científicas contidas no relatório do CPEC, a qual sempre está reavaliando o cenário epidemiológico da covid-19.

A Unifesp preparou também uma relação com as Perguntas Frequentes (FAQ) relacionadas à retomada gradativa e segura das atividades presenciais, espaço que será atualizado constantemente. Leia a Carta do Comitê Permanente para Enfrentamento da Pandemia de Coronavírus (CPEC) da Unifesp e acesse o documento completo do CPEC da Unifesp intitulado Diretrizes, orientações e protocolos visando a retomada gradativa e segura das atividades presenciais nas dependências físicas da Unifesp.