Diante da rápida disseminação comunitária da variante Ômicron do Sars-CoV-2 (covid-19) e de surtos de Influenza A (subtipo H3N2 – variante Darwin) no Estado de São Paulo, o CPEC realizou reunião extraordinária, em 11 de janeiro de 2022, e deliberou a publicação desta nota técnica para a comunidade universitária.

Reitera-se o conteúdo da Nota Técnica - 19 do Hospital São Paulo - Unifesp, disponível em www.coronavirus.unifesp.br.

A variante ômicron do Sars-CoV-2, identificada no sul da África em novembro de 2021, preocupa todo o mundo com a nova onda de covid-19. Os dados disponíveis até o momento já indicam que esta variante é responsável pela maioria dos casos de Covid-19 no estado de São Paulo. A maioria das pessoas contaminadas evoluem com sintomas leves e moderados, ou mesmo assintomáticas, sem a necessidade de internação hospitalar. Embora haja o risco de manifestações mais graves em não vacinados/as, idosos/as e pessoas com comorbidades.

Em decorrência da Covid-19 e Influenza A, houve aumento substancial na procura por pronto-atendimento e realização de testes, acarretando longas esperas e insuficiência de testes para atender a demanda. No entanto, há aumento apenas moderado na quantidade de internações hospitalares e mortes decorrentes da Covid-19. Se possível, evite procurar atendimento em pronto-socorros por sintomas gripais leves, esses serviços são referência para atendimento de urgências e emergências.

Em 10 de janeiro, o Ministério da Saúde apresentou novas orientações que reduzem o período de isolamento para pessoas que testaram positivo para Covid-19, a mesma medida tem sido adotada por outros países. Tais orientações ainda carecem de detalhamento e o CPEC está aguardando para orientar a comunidade universitária.

O CPEC seguirá acompanhando diariamente a evolução dessa nova onda de Covid-19. Por ora, estão mantidas as orientações que subsidiaram a Resolução 205 do Consu, que orienta a realização de algumas atividades presenciais do segundo semestre letivo de 2021, ainda em andamento. Assim como mantém as orientações que subsidiaram a Resolução 215 do Consu, que indica ampliação das atividades presenciais para o primeiro semestre letivo de 2022.

Em cada campus, a Comissão Local para o Planejamento de Retorno Gradativo, Progressivo e Seguro das Atividades Presenciais deve acompanhar as atividades em andamento e seguir o plano de ação local aprovado para a ampliação das atividades presenciais para o primeiro semestre letivo de 2022. O CPEC segue disponível para atender as demandas dos campi e irá revisar as orientações se for necessário.

Reforça-se que as medidas de prevenção tanto para covid-19 como influenza são as mesmas, pois ambas são transmitidas principalmente por gotículas eliminadas durante a fala, tosse ou espirro:

• Siga rigorosamente o cronograma de vacinação contra Covid-19 e Influenza.
  • O uso contínuo da máscara é fundamental.
  • Evite aglomerações.
  • Higienize as mãos com frequência.
  • Mantenha os ambientes bem ventilados, abrindo janelas e portas.
  • Faça diariamente o Automonitoramento de saúde e não venha para Universidade se tiver qualquer sintoma gripal.
  • O Serviço de Saúde do Corpo Discente (SSCD) segue atendendo estudantes de graduação e pós-graduação e residentes com sintomas gripais. O Serviço está em novo endereço: Rua Estado de Israel, 192, Vila Clementino. Maiores informações pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • O Núcleo de Assistência à Saúde do Funcionário (NASF) – Unifesp segue atendendo servidores/as com sintomas gripais. Maiores informações pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Acompanhe todas as informações sobre a retomada presencial, gradativa e segura em coronavirus.unifesp.br/retomada-presencial-gradativa-e-segura.

Comitê Permanente de Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 (CPEC)
São Paulo, 11 de janeiro de 2022