São Paulo, 19 de abril de 2022

Diante da consulta realizada pelo Campus Baixada Santista, o CPEC analisou a necessidade de garantir acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência auditiva ou surdes e que necessitam realizar leitura labial durante as aulas.

A comissão local, juntamente com docentes responsáveis pelas aulas, podem testar alternativas de máscaras transparentes ou de tecido com painel transparente. As opções devem permitir respiração confortável e não embaçar impedindo a leitura labial.

Para as situações de impossibilidade do uso de máscaras por docentes, recomendamos:

As aulas devem ser ministradas nas salas mais arejadas e com boa capacidade de circulação de ar. Manter portas e janelas abertas. Garantir que o(a) docente mantenha uma distância de dois metros para os(as) estudantes. Disponibilizar microfone para a atividade.

Destacamos a obrigatoriedade de todos(as) estudantes usarem adequadamente a máscara cobrindo boca e nariz. Não retirar a máscara em nenhuma circunstância nas salas de aula. Não se alimentar nas salas de aula. Não comparecer à universidade na vigência de qualquer sintoma gripal.

Sugerimos ainda que docentes sejam acolhidos pela comissão local de retorno das atividades para que se sinta seguros(as) em, eventualmente, ministrar aulas sem máscaras. A CEPC segue à disposição para auxiliar os Campi nessas decisões.

Subgrupo Comitê Permanente de Enfrentamento da Pandemia da Covid-19