Orientações sobre afastamento das atividades (isolamento) para trabalhadores/as e estudantes e coleta de testes diagnósticos para covid-19

São Paulo, 28 de junho de 2022

Com base nas Notas Técnicas 31 e 34 do Campus São Paulo e Hospital São Paulo, o CPEC reforça as orientações sobre afastamento das atividades (isolamento) para trabalhadores/as e estudantes e a coleta de testes diagnósticos para covid-19 para toda a Unifesp.

Estamos enfrentando um aumento significativo de casos de covid-19 no estado de São Paulo. Depois de um período de estabilidade, a taxa de transmissão do Sars-CoV-2 (covid-19) voltou a crescer. A hospitalização dos casos de covid-19 na cidade de São Paulo aumentou quatro vezes, nos últimos 30 dias, bem como aumento de mortes. Certamente, a alta cobertura vacinal, especialmente em São Paulo, está sendo fundamental para evitar muitas internações e mortes. O aumento de casos tem relação direta com novas infecções causadas pelas variantes do Sars-CoV-2, ômicron com suas subvariantes BA.2, BA.4 e BA.5. A chegada do inverno e a flexibilização de medidas de prevenção aumentam a transmissão das doenças respiratórias tanto do Sars-CoV-2 como por vírus respiratórios.

De forma geral, os/as trabalhadores/as e estudantes, assintomáticos/as, que tiveram exposição sem proteção a casos de covid-19, não precisam de restrição do trabalho ou das atividades de ensino, se estiverem em dia com todas as doses recomendadas da vacina para covid-19 e não desenvolverem sintomas. Porém, devem manter rigorosamente as medidas de proteção, especialmente o uso de máscara e a higiene das mãos. Estamos acompanhando as informações científicas e recomendações nacionais e internacionais. Atualizações das recomendações serão realizadas à medida que mais informações estiverem disponíveis.

O afastamento das atividades e isolamento dos trabalhadores/as e estudantes que evoluem com síndrome gripal, casos leves e moderados de covid-19, deverá ser feito por 7 (sete) dias, desde que apresentem melhora dos sintomas respiratórios, sem febre há pelo menos 24 horas e sem o uso de antitérmicos.

Trabalhadores/as e estudantes assintomáticos com teste diagnóstico positivo deverão ficar afastados das atividades em isolamento por 7 (sete) dias.

Contatantes assintomáticos de casos positivos para covid-19 deverão manter suas atividades, utilizando rigorosamente a máscara e realizando a higiene das mãos. Embora essas medidas sejam obrigatórias em todos os ambientes da Unifesp, o contatante assintomático deve ter maior atenção às medidas de segurança, mesmo fora do ambiente do campus, pois poderá iniciar os sintomas da doença e transmiti-la até 14 dias do último contato desprotegido, período máximo de incubação da covid-19. O uso da máscara tem grande importância nesta situação, pois bloqueia a excreção de gotículas durante a fala, espirros e tosse.

Em todas as situações, as medidas de prevenção devem ser mantidas rigorosamente, principalmente, o uso de máscara, higiene das mãos com frequência, evitar aglomerações e manter os ambientes bem ventilados.

Trabalhadores/as e estudantes com suspeita de covid-19

Trabalhadores/as sintomáticos/as, atendidos no Núcleo de Assistência à Saúde do Funcionário (Nasf), ou estudantes sintomáticos/as, atendidos no Serviço de Saúde do Corpo Discente (SSCD), e com pedido para realizar teste, colher RT-PCR na Rua Varpa, 36, segunda a sexta-feira das 9h30 às 12h.

Atenção: só serão coletados exames com pedido médico do Nasf ou SSCD.

Núcleo de Assistência à Saúde do Funcionário (Nasf)
Rua Napoleão de Barros, 892 – Tel/WhatsApp: (11) 3385-4143
Atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 19h

Serviço de Saúde do Corpo Discente (SSCD)
Rua Estado de Israel, 192 – Tel: (11) 5576-4848, ramal:= 2527
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h

Enfatizamos a importância de manter as medidas de prevenção contra a covid-19:

1. Todos os frequentadores da Unifesp devem estar com a vacinação para covid-19 atualizada com as três ou quatro doses. Não deixe de atualizar a vacinação e apresentar o seu certificado ao órgão de vínculo!
2. O uso de máscara continua obrigatório em todos os ambientes da universidade, não tirem a máscara durante as atividades;
3. No refeitório e restaurantes, o horário de almoço deve ser reduzido ao mínimo necessário para realizar a refeição. Manter o distanciamento entre as pessoas. Durante a refeição não converse, pois você estará sem máscara;
4. Higienize as mãos com frequência com água e sabão ou álcool-gel;
5. Evite aglomeração!
6. Mantenha limpo seu ambiente de trabalho como teclado, mesa etc.;
7. Não venha para a universidade se teve febre (>37,8°C) ou sintomas gripais (coriza, tosse, falta de ar, dificuldade de respirar) dor de garganta, perda ou diminuição do olfato, alteração do paladar.
Se apresentar sintomas de síndrome gripal, procure o Serviço de Saúde do Corpo Discente (SSCD) ou do Núcleo de Assistência à Saúde do Funcionário (Nasf) da Unifesp para orientação e conduta.

Todos estamos empenhados para que o retorno das atividades presenciais seja um sucesso e, neste momento, é fundamental que todos/as sigam rigorosamente as medidas de prevenção.

Comitê Permanente de Enfrentamento da Pandemia da Covid-19