Diante das recentes medidas de flexibilização anunciadas pelo governo de São Paulo e prefeituras de municípios nos quais estão os campi da Unifesp, o Comitê Permanente para Enfrentamento da Pandemia de Coronavírus (CPEC) comunica seu entendimento e orientações para o atual momento.

Apesar do cenário epidemiológico mais otimista, com a diminuição de casos, internações e óbitos por covid-19 no Brasil, em particular no Estado de São Paulo, o CPEC segue avaliando o aparecimento de novas variantes e acompanhando o comportamento desta pandemia. Conforme consta na Resolução 215/2022/CONSU, o CPEC reitera a necessidade da manutenção do uso obrigatório de máscaras, higienizar constante as mãos, apresentar o comprovante vacinal e evitar aglomeração.

Sendo mantidas todas as demais orientações de biossegurança presentes nas Diretrizes, orientações e protocolos visando a retomada gradual e segura das atividades presenciais nas dependências físicas da Unifesp, o CPEC indica ser possível flexibilizar a exigência de distanciamento físico nos ambientes da universidade. Assim, não será necessário prever e manter o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas nos espaços acadêmicos e administrativos. No entanto, mantém-se a exigência de distanciamento físico em áreas de alimentação (refeitórios, restaurantes universitários).

Sendo assim, o CPEC enfatiza a importância de manter as medidas de segurança e prevenção contra a covid-19 em toda Unifesp:

1. Todos os frequentadores dos campi e unidades da Unifesp devem estar com a vacinação para covid-19 atualizada e comprovada.
2. O uso de máscara continua obrigatório em todos os ambientes da universidade;
3. Nos refeitórios e restaurantes, manter o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas e reduzir o tempo de permanência nestes ambientes;
4. Higienizar as mãos com frequência com água e sabão ou álcool-gel;
5. Manter o ambiente de trabalho limpo, como teclado, mesa, bancada, etc.;
6. Não comparecer à universidade se teve febre (>37,8°C) ou sintomas gripais (coriza, tosse, falta de ar, dificuldade de respirar), dor de garganta, perda ou diminuição do olfato, alteração do paladar. Se apresentar sintomas de síndrome gripal, procure o Serviço Médico para orientação e conduta.
7. Utilizar os ambientes previamente aprovados pelas comissões locais.
8. Evitar aglomeração nos espaços da universidade.

O CPEC continua avaliando os indicadores epidemiológicos e as tendências da pandemia, e segue acompanhando e participando do planejamento do retorno seguro nos espaços da Unifesp. Quando houver cenário mais propício, será indicada a possibilidade de flexibilizar outras medidas. Para este momento, o comitê preza pela segurança de toda comunidade durante o retorno às atividades presenciais, e conta com a colaboração de todas as pessoas para manterem os cuidados individuais e coletivos.

Acompanhe as atualizações e orientações sobre o retorno seguro no Portal Coronavirus Unifesp.

Comitê Permanente para Enfrentamento da Pandemia de Coronavírus (CPEC)
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
São Paulo, 23 de março de 2022