Dia 21 de outubro, às 18h

Webinário Ieac Suher portal

Palestrantes: Suher Carolina Yabroudi, professora da Universidade de Zulia (Venezuela), e Amâncio Jorge de Oliveira, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP).

A pandemia impôs importantes desafios às dificuldades que já vinham sendo colocadas aos acordos de cooperação e ao multilateralismo. As novas necessidades impostas pela doença fizeram com que os países precisassem enfrentar um desafio comum e, enquanto os países fecham suas fronteiras receosos da disseminação do covid-19, instituições científicas incentivam a aproximação de cientistas e laboratórios, buscando vacinas, medicamentos e soluções comuns de políticas públicas eficientes. O objetivo da apresentação é discutir os modelos institucionais e padrões comparados de assessorias científica em governos. Várias iniciativas têm sido conduzidas para buscar melhorias de políticas públicas para combater a pandemia e mais iniciativas para fortalecer as redes de cientistas. Uma dessas iniciativas foi proposta na Escola de Inovação e Diplomacia Científica de 2019, organizada a partir de uma parceria entre o Instituto de Relações Internacionais e o Instituto de Estudos Avançados da USP: São Paulo Framework of Innovation Diplomacy, documento preparado a partir das discussões realizadas em 2019, com propostas de princípios e práticas para traçar estratégias de cooperação no âmbito regional e subnacional.

Serviço:
Caminhos da Diplomacia em tempos de pandemia
Data e horário: 21 de outubro de 2020, às 18h
Link de acesso ao webinário